sábado, 26 de novembro de 2011

Arroz doce

Arroz doce

Essa é mais uma receita daquela série “sabores de infância”. Só de escrever este post, já me dá saudade daquele tempo.

Arroz doce sempre foi uma das principais sobremesas lá em casa. Ele, ambrosia e bolo de cenoura eram os “tiros-certos” de minha mãe.
Posso inventar ou seguir uma infinidade de receitas de doces. Mas sempre acabo voltando pra um desses três, que são meus doces favoritos.
E foi por gostar tanto, e tentar tantas vezes que cheguei à minha receita de arroz doce. Não faço do jeito tradicional, com leite condensado ou gemas. Eu faço com leite caramelado , por isso ele não ficará branquinho.
Sem falsa modéstia, posso dizer que é dos melhores que eu já comi. É pouco doce, na medida exata de como eu gosto. É bem aromático e rende um tantão. Dá pra comer quentinho, debaixo das cobertas, em dias frios como hoje.

Já está com vontade? Então comece a separar os ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de arroz comum;
– 2 litros de leite;
– 2 xicaras (chá) de açúcar;
– 1 fava de baunilha;
- canela em pau (uns 5 pedacinhos);
- raspas da casca de 2 limões sicilianos;
- canela em pó para finalizar;
- 400 ml de leite de coco.
O leite de coco, sempre usei o comum, brasileiro, que encontramos em qualquer supermercado. Vai funcionar super bem.
Mas eu tenho sorte de ser amigo da Debora, que me deu uma lata de leite de coco Thai. A diferença é absurda. É muito mais denso, o sabor de coco é muito mais pronunciado. Chega a ser até levemente adocicado, pra comer de colherada.

Se você conseguir encontrar, compre sem dó. A diferença de preço é pequena e compensa muito.


Em uma panela grande, aqueça todo o açúcar, até ele se tornar caramelo. Cuidado ao mexer com caramelo, pois as temperaturas são altíssimas e você pode se machucar.
Assim que o açúcar todo tiver caramelizado, adicione, com cuidado, duas xícaras de leite. Não tem problema em formar grumos. Eles vão se derreter aos poucos e sumir.
Adicione o restante do leite, o arroz (sem lavar) e o leite de coco. Mexa sempre, para evitar que o arroz grude no fundo da panela.
Assim que a mistura começar a ferver, baixe o fogo e adicione as raspas de limão, a canela em pau e a fava de baunilha,  com um corte no sentido do seu comprimento.
Deixe o doce cozinhar, até o arroz amolecer e o leite reduzir bem. Isso demora mais ou menos uma hora e meia.
Você obterá um doce espesso, delicioso, pra se esbaldar… ou pra colocar em potinhos pequeninos e dar de presente pra alguns sortudos e diminuir a culpa 


Doce pouco doce? É comigo mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, bem-vindo (a) ao Docelândia Delícias, mande um comentário com sua opinião sobre o blog ou a postagem, com o endereço do seu blog ou site para eu seguir (mas dai segue o meu também!) ou o que você quiser!

Banner

BannerFans.com